Filosofia para o ensino médio - textos e reflexões

Blog dedicado a professores e estudantes do ensino médio, contendo textos, músicas, poesias e outras referências.

domingo, 9 de agosto de 2009

É POSSÍVEL PERDOAR?

Existe perdão?
É possível perdoar?
Existe um limite para o perdão?
Perdoar não é tolerar, é simplesmente tirar de si o que lhe machucou, não ligar a dor à pessoa quem provocou. Estancar a ferida, oxigenar os pulmões e olhar novamente, de frente a pessoa maldita. É possível? É possível esquecer, limpar o consciente, o peito ao ponto de voltar a permitir que a pessoa que lhe magoou possa habitar novamente a tua existência? Humanamente é impossível perdoar, a menos que se “vomite” de uma vez o que incomoda, e que a presença da pessoa que lhe magoou seja mais estimada do que a tragédia que ela provocou. Então, como perdoar? Perdoar não é aceitar, ou ignorar, mas sim superar, transformar a dor, sublimá-la.
Pior do que perdoar o outro é se perdoar. Existe perdão para si próprio? Assume-se a culpa, humilha-se, e ainda assim o tempo não volta, o feito, o dito, ou o omitido já estão distantes demais. O tempo não perdoa...
Só é possível perdoar quando saímos de nossa subjetividade e encaramos o mundo que nos cerca, transcender a própria existência. Nos olhando no espelho, revivendo nossos limites e erros e o quanto a vida é breve. Breve demais para alimentarmos desconfortos, desajustes. Somente amando uns aos outros podemos chegar ao Todo! Somente unidos superamos limites, e os nossos próprios limites de não perdoar. Perdoar não é só possível, como necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário